Dia Estadual da Economia Popular Solidária será celebrado na ALERJ

IMG_0298.JPG

A Frente Parlamentar em Defesa da Economia Popular Solidária da ALERJ, presidida pelo deputado estadual Waldeck Carneiro (PT), realiza, na próxima quinta-feira (14/12), às 10h, Sessão Solene em comemoração ao Dia Estadual e Nacional de Economia Solidária (EcoSol). Diversas personalidades e Fóruns do Estado do Rio de Janeiro serão homenageados com Títulos e Moções de Aplausos e Congratulações, dentre elas Luiz Antunes e Maria das Dores, educadores e ativistas pioneiros do movimento. Autor da lei que criou o Dia Estadual da Economia Solidária (15/11), Waldeck considera muito importante celebrar a data em favor da pauta, especialmente no contexto de crise econômica, política e institucional em função do golpe de Estado, que extinguiu a Secretaria Nacional pelo governo federal ilegítimo.

“Para além de outros esforços que vêm sendo feitos na Assembleia Legislativa no sentido de consolidar políticas que favoreçam os empreendedores solidários das mais diferentes áreas da economia popular, essa celebração coloca em evidência outra visão de mundo no campo das relações materiais de produção e das relações econômicas, desenvolvidas com base em princípios como o associativismo, a sustentabilidade e a prática do preço justo.”

A Frente Parlamentar em Defesa da Economia Popular Solidária tem consolidado iniciativas importantes, como a Lei 7368/16 que autoriza o Poder Executivo a criar o Fundo Estadual de Fomento do setor (FEFEPS). Junto ao mandato do deputado Waldeck construi o Plano Estadual de Economia Solidária e percorreu o Estado do Rio viabilizando audiências públicas para discutir o PL 2210/2016, que institui a Política Estadual de Economia Solidária no âmbito do Estado do Rio. O parlamentar aprovou também a Lei 7673/17 que reserva espaços físicos nos eventos públicos do Estado do Rio para exposição e comercialização de produtos da Economia Popular Solidária.

A Economia Solidária gera trabalho e renda para milhares de pessoas, direta e indiretamente. A modalidade propõe uma concepção de economia bem diferente da visão clássica, em geral marcada por muita competitividade e com foco exacerbado no lucro.

A sessão solene, que homenageará ainda o Fórum Estadual de Economia Solidária e dos municipais de São João de Meriti, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Nilópolis, Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, Niterói, Belford Roxo e Petrópolis, acontece no Plenário da ALERJ, no Centro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s