Roda de Choro em Laranjeiras pode virar patrimônio cultural do Estado

O Projeto de Lei 3639/2017, do deputado estadual Waldeck Carneiro, declara a Roda de Choro “Arruma o Coreto”, que acontece aos domingos na Praça São Salvador, em Laranjeiras, como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro.

A Roda, que existe desde maio de 2007, é capitaneada pela flautista Ana Caetano, residente na Praça, que enxergou uma oportunidade de aprimorar o seu aprendizado em flauta, junto de amigos estudantes, ao tocar no local, que se encontrava – à época – abandonado e sem qualquer atividade. “Foi uma forma de estudar e me desinibir tocando em público”, revela Ana.

No início, sete amigos reuniram-se para tocar e desenvolver o estudo do choro. “Hoje, diversos músicos prestigiam o coreto e ativam a cultura e a economia da localidade”, ressalta Waldeck, autor do PL. Segundo o parlamentar, que também é membro da Comissão de Cultura da ALERJ, a roda de choro Arruma o Coreto é uma realidade no cenário cultural da Cidade do Rio de Janeiro, conhecida no Brasil e no mundo. “Músicos da nata do choro já foram homenageados e sempre a visitam, dentre eles Caçula, Joel Nascimento, Silvério Pontes, Zé da Velha, Deo Rian, Cidinho 7 Cordas e Siqueira, dentre outros. Será uma homenagem mais do que justa!”, finaliza o deputado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s