Pátio Alcântara promove coleta de óleo de cozinha

O programa gera economia para os clientes e ajuda o meio ambiente

image003

O óleo de cozinha, depois de usado, muitas vezes é descartado de forma irregular, pelo ralo da pia da cozinha e algumas vezes pelo vaso sanitário. Sem saber o que fazer com os resíduos do óleo, contaminam-se diariamente mananciais de água que poderiam ser poupados desse desastre cotidiano, se a população fosse devidamente orientada acerca dos procedimentos necessários para dispensar o óleo de cozinha. Em Alcântara, na Região Metropolitana do Rio, os gestores de um shopping resolveram entrar em ação.

O Shopping Pátio Alcântara possui um programa em prol do meio ambiente, o Pátio Alcântara SocioAmbiental, que dentre outras ações, realiza a troca de óleo de cozinha usado por detergente. Esse serviço está localizado na recepção da administração do empreendimento e funciona de segunda a sexta, das 09h às 18h.

Para a coordenadora de Marketing do Pátio Alcântara, Michelle Coutinho, o programa é de grande relevância para região de São Gonçalo. “Queremos engajar nossos clientes, principalmente, através da ação de troca de óleo usado para mostrar a importância de ser um consumidor responsável, transformando pequenas atitudes sustentáveis em parte da sua rotina.”, comenta a executiva.

A proposta é conscientizar os clientes e lojistas sobre a importância da preservação ambiental. Os interessados em apoiar a ideia podem entregar garrafas pet de dois litros com o óleo de cozinha usado. E, para incentivar ainda mais os consumidores, o shopping oferece um detergente líquido de 500 ml no ato da troca. Todo o óleo recebido será destinado às cooperativas certificadas do estado.

Ainda com foco socioambiental, o shopping recolhe também outros produtos, que são destinados corretamente para reciclagem, como pilhas, baterias e celulares com defeito. O local para descarte desses materiais está localizado no térreo.

Além disso, o empreendimento emprega outras práticas de cunho socioambiental. Nas áreas comuns do shopping, todas as lâmpadas são de LED, que além da maior durabilidade, possuem baixo consumo de energia elétrica e não emitem calor. Outras ações preveem a economia de água, como o uso de mictórios ecologicamente corretos, que não utilizam água nem substâncias químicas, e descargas dos sanitários com duplo acionamento, que dosam o volume de água de acordo com a necessidade. Há ainda secadores de mão a ar, que economizam papel. As lâmpadas em desuso são enviadas para cooperativas parceiras que fazem o descarte correto.

O Shopping Pátio Alcântara fica na Praça Carlos Gianelli, s/nº, Alcântara – São Gonçalo. Tel. (21) 2602-3950.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s