Amazonas começa a distribuir novo medicamento de prevenção ao HIV

A partir desta quarta-feira começa a ser distribuído no Amazonas um novo medicamento de prevenção ao HIV, a Profilaxia Pré-Exposição, a chamada PreP.

O tratamento será ofertado a pessoas que não têm o vírus, mas que estão mais expostas à infecção. É o caso de profissionais do sexo, homossexuais, transexuais e casais sorodiscordantes, quando apenas um dos parceiros é soropositivo.

O medicamento foi enviado pelo Ministério da Saúde e será distribuído pela Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado, em Manaus. Os interessados em iniciar o tratamento devem agendar consulta na instituição de saúde. Serão 32 atendimentos por mês.

Os pacientes vão receber a medicação para tomar em casa diariamente. O responsável técnico pela distribuição da PreP no estado do Amazonas, Raphael Bezerra, ressalta, no entanto, que o uso da profilaxia não descarta outros métodos de prevenção como a camisinha.

Ainda de acordo com Raphael Bezerra, o Amazonas tem o segundo maior índice de casos notificados de HIV e o maior índice de mortalidade por AIDS no Brasil.

Fonte: EBC – jornalista Mariana Martins

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s