Inscrições abertas para Mestrado Profissional em Justiça e Saúde na Ensp

Estão abertas, até 27 de fevereiro, as inscrições para o Mestrado Profissional em Justiça e Saúde, criado a partir do convênio entre a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) e a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj). Dirigido a profissionais magistrados da ativa do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, o curso oferece 25 vagas. “Consideramos esse projeto estratégico, na medida em que consolida a parceria de quinze anos entre Dhis/Ensp/Fiocruz – Emerj. A formação de magistrados representa imenso avanço na construção de uma política integrada e consolidadora entre o campo da Saúde e do Direito”, afirmou a chefe do Dihs, Maria Helena Barros de Oliveira. Acesse o edital e faça sua inscrição.

Coordenado pelos pesquisadores Maria Helena Barros (Dhis/Ensp/Fiocruz), Maria Aglaé Tedesco Vilardo (Emerj), Marcos Besserman Vianna (Dhis/Ensp/Fiocruz), Regina Maria Erhtal (Dhis/Ensp/Fiocruz) e Aldo Pacheco Ferreira (Dhis/Ensp/Fiocruz), o curso objetiva, aos alunos formados, condições de enfrentar problemas complexos com criatividade e precisão, contribuindo para o fortalecimento das ações dos magistrados e demais profissionais nas questões relacionadas ao Sistema Único de Saúde. A ideia, na opinião dos coordenadores, é intensificar a união entre os dois campos para a concretização de um SUS melhor para todos.

Segundo Maria Helena, as relações entre justiça e saúde expressam grande complexidade por lidarem diretamente com questões que privilegiam a construção de uma cidadania sanitária e, ao mesmo tempo, enfrentam de forma estratégica as possibilidades de consolidação do SUS. “Nosso desejo é discutir, de forma crítica, a construção epistemológica do campo Direitos Humanos e Saúde realçando questões como: o direito das crianças e adolescentes, gênero, bioética e biodireito, o direito ao envelhecimento digno, a indústria farmacêutica, a saúde nos sistemas prisionais, além das relações entre grupos vulneráveis, com especial destaque para as etnias, o ambiente, entre outros”, explicou Maria Helena.

Mestrado Profissional em Justiça e Saúde para a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj), de caráter presencial, será desenvolvido em regime de dedicação em tempo parcial, já que a clientela será composta de profissionais que não poderão ter o curso como atividade exclusiva. A carga horária total está estimada em 1.590 horas, com duração de 24 meses. O mestrado profissional terá início em 18/5/2018, e término previsto em 31/5/2020.

Para dúvidas referentes às etapas do processo seletivo, o e-mail de contato é: posgradmp@ensp.fiocruz.br.  Para dúvidas sobre documentação e prazos não constantes desta chamada, escreva para secaprofissional@ensp.fiocruz.br

Acesse o edital.

Fonte: Ensp/Fiocruz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s