Censo Escolar aponta aumento de alunos no ensino integral

Os dados foram divulgados, nesta quarta-feira (31), pelo Ministério da Educação

Quase 8% dos 7,9 milhões de alunos matriculados no Ensino Médio, no ano passado, cursaram o tempo integral. Esses estudantes passaram sete horas diárias nas escolas. Em 2016, apenas 6,4% estavam nessa modalidade.

No entanto, o número geral de matrículas nos últimos anos de ensino caiu em 2017, por causa da desistência dos concluintes do 9º ano de se matricularem na próxima etapa. Em 2016, foram mais de 8,1 milhões de matrículas no Ensino Médio. No ano passado, foram 7,93 milhões. Os dados são do Censo Escolar 2017, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), nesta quarta-feira (31).

Estudantes

Segundo a Pasta, o Ensino Médio é um dos principais gargalos da educação no Brasil. Além disso, a alta reprovação também preocupa o MEC, pois desmotiva os alunos a seguirem nos estudos. De acordo com o Censo 2017, no 3º ano do Ensino Fundamental a taxa de aprovação é de 88,4%, e continua alta até o 3º ano do Ensino Médio.

Em média, 20% dos alunos reprovam em todos os anos do Ensino Básico, o que provoca distorção entre série e idade. No Ensino Médio, cerca de 70% dos alunos estão na idade e ano certos.

Mais de 3,6 milhões de adultos, a partir de 18 anos, frequentaram a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Segundo o Censo Escolar 2017, 99% das crianças de 6 a 14 anos estavam matriculadas em escolas de todo o país.

Clique aqui e ouça a reportagem.

Fonte: EBC

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s