Pesquisa da UFC aponta que ensacamento controla pragas do tomate

Segundo professor Patrik Luiz Pastori, técnica utiliza sacos de TNT para reduzir perdas nas lavouras

A técnica deensacamento evita pragas no tomate e reduz também o uso de inseticidas. O professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) e autor da pesquisa,Patrik Luiz Pastori deu a entrevista que você vai ouvir ao fim desta reportagem.

Segundo ele, a técnica do ensacamento é antiga e já é feita na goiaba, maçã, pêssego e usada desde 1950. Na pesquisa, foi utilizado saco de TNT.

Tomates

“O tomate é um produto que é vendido pela beleza. A pessoa em casa sempre procura pela qualidade, pela aparência do fruto. Então, nós fizemos várias tentativas para ensacar o fruto. Desde a flor até diferentes momentos. E nós percebemos que o melhor resultado é quando a flor ainda está aberta”, declarou.

Entre as pragas mais comuns na cultura do tomate estão a broca-pequena e a traça-do-tomateiro. A pesquisa foi realizada durante dois anos em lavouras de tomateiros na zona rural de Ubajara (CE).

Patrik afirma que, com o método, o custo da produção diminui 40%. Ele ressalta que, mesmo com a técnica, ainda é necessário utilizar inseticida. Uma das novidades no ensacamento foi o fechamento com elástico e a solda da bordadura.

Clique aqui e ouça a entrevista.

Fonte: EBC

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s