Plataforma online cria rede de apicultores no Brasil

Sistema geoApis de georreferenciamento de colmeias funciona de forma voluntária e pretende estimular a boa convivência entre agricultores e apicultores

Na falta de um estudo científico sobre a redução das abelhas, a Associação Brasileira de Estudos das Abelhas (A.B.E.L.H.A.) em parceria com o Centro de Referência em Informação Ambiental (CRIA) criou uma plataforma online para que os apicultores colaborem com dados sobre o comportamento das abelhas em suas regiões. Conversamos com a diretora-executiva da Associação, Ana Assad, sobre esta iniciativa.

Batizada de geoApis, o sistema acesssível via internet e por aplicativo móvel, está sendo construído em parceria com associações apícolas do Estado de São Paulo. Por meio da participação voluntária, os produtores fornecem a localização de seus apiários e informações básicas, como a quantidade de colmeias, se são fixos ou migratórios e floradas nos arredores.

Abelhas

Pelo mapa online é possível avaliar também quais são as lavouras presentes no entorno, aproximando dessa forma agricultores e apicultores. De acordo com a A.B.E.L.H.A., esse mapa irá subsidiar futuramente a definição de políticas públicas para o setor. Segundo Ana, a ideia da plataforma é melhorar o rendimento tanto do agricultor quanto do apicultor.

Acompanhe a entrevista clicando aqui.

Fonte: EBC

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s