Bem-vindo de volta, Jornal do Brasil!

Daniel Samam*

Daniel Saman

É preciso comemorar o retorno do Jornal do Brasil, sim. Para os que tem a Democracia como fundamento, é sempre bom ter pluralidade no acesso à informação. No geral, o JB retornou como sempre foi: conservador, mas aberto à pluralidade. E isso já é muita coisa em tempos de mediocridade e obscurantismo.
Mas, no entanto, em tempos de polarização, crise e desespero, houve quem depositasse esperanças que o JB assumisse posições na luta politica. Ledo engano. O papel da imprensa não deve ser tomar posição ideológica, mas de informar. Os editoriais, por exemplo, podem e devem emitir opiniões, mas as notícias devem ser dadas com isenção.
Dito isso, achei o editorial muito senso comum, num discurso pró-Lava Jato, afirmando que a corrupção é a grande responsável pela nossa pobreza e pelo “subdesenvolvimento”. Enfim, o moralismo tacanho e hegemônico da classe média – é esse o público-alvo do JB. Em compensação, a presença de nomes de peso do jornalismo brasileiro como Tereza Cruvinel, Marcelo Auler e Hildegard Angel dão a tal pluralidade que tanto necessitamos na imprensa brasileira.

Destaco o ótimo artigo do Nilo Batista, “A cilada da militarização”. Vale muito a leitura, bem como o sensacional artigo do Lula defendendo a democratização dos meios de comunicação e descendo o sarrafo nos Marinho.

Bem-vindo de volta, Jornal do Brasil!

*Daniel Samam é músico, educador e editor do Blog de Canhota. Está Coordenador do Núcleo Celso Furtado (PT-RJ), está membro do Instituto Casa Grande (ICG) e está membro do Coletivo Nacional de Cultura do Partido dos Trabalhadores (PT).

Reproduzido do Blog de Canhota.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s