Primeiras impressões do novo e velho JB

Fernando Paulino*

Fernando Paulino

Do ponto de vista profissional, JB volta às bancas praticamente sem jornalistas contratados: a regra é a nova reforma trabalhista, formando sua redação através da pejotizacao, seguindo o caminho do trabalho precário.

Para a jornalista Fátima Lacerda, com experiência de mais de 40 anos de profissão,

“a equipe é formada por profissionais notáveis. Mas esmagadoramente por homens brancos e acima de 50. A ideia de pluralidade também deve pressupor uma equipe com mais mulheres, mais jovens, mais negros (não tem nenhum), jornalistas e articulistas com um perfil sócio-econômico e étnico e religioso diversificado. Embora a denúncia e o combate à corrupção sejam o mote principal do jornal, é ingênuo acreditar que o país vai superar essa chaga com Temer, Moreira  Franco, Rodrigo Maia, Alckimin e outros e outros e outros…. Parece o velho discurso demagógico com nova roupagem. Não sobra espaço para a esperança de mudança com esses atores.  Mas, estamos num retrocesso tão grande que defender a democracia e a opluralidade de ideias, ainda que enjaulado em velhas formas, já é  um alento.

Já para Álvaro Miranda, outro jornalista com mais de 30 anos de labuta, “já começou mal o velho novo Jornal do Brasil. O problema não é a corrupção, mas a falta de um projeto de nação; de desenvolvimento multidimensional, vale dizer, de defesa nacional… Vamos ver como vai se comportar o jornalão, de que lado estará nos conflitos de classe”.

Álvaro diz ainda que “tentam dar um ar de pluralidade só com artigos, sem reportagem  alguma. Artigos dos mais diferentes matizes políticos… Aliás, matizes representados por muito caroneiro em espaço oferecido pela grande mídia… Oportunistas!”.

*Fernando Paulino é jornalista

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s